Como escolher o melhor Depósito a Prazo

Investir em depósitos a prazoSaiba como escolher um bom depósito a prazo para aplicar o seu capital. Encontre várias dicas para escolher um depósito bancário rentável!

Imagine que por um momento você está interessado em investir parte do seu capital num tipo de investimento de baixo risco, com retorno garantido. Se você tem bastante capital disponível na sua conta bancária, recomendamos que você opte por este tipo de investimento. Embora, hoje em dia existam diversos bancos que ofereçam um bom depósito a prazo, muitos possuem diversos truques para chamar a atenção de potenciais clientes, no entanto existem algumas cláusulas que podem estar a letras pequenas que diminuem a rentabilidade deste produto financeiro. Continue lendo para conhecer as regras que você deve seguir para escolher o melhor depósito bancário.

  • Não só a taxa de juros, TAE, deve ser alta, como também deve ser a taxa de juro real – Lembre-se que a TAE é a taxa de juro que aparece em todos os folhetos e comunicações promocionais da entidade bancária, é a percentagem que pagam num 1 se o banco pagar os juros mensalmente. É uma informação imprescindível, mas ainda mais imprescindível é a TIN, já que é essa a verdadeira taxa de juro da remuneração (em função do prazo e da frequência do pagamento dos juros para o dito depósito) e que pode ser algumas centésimas inferior à TAE.
  • A conta associada não tem comissões – A abertura de um depósito a prazo implica a abertura de uma nova conta corrente associada a um depósito bancário, e é assim devido a que você é um novo cliente na entidade bancária. Isto não supõe nenhum problema, sempre e quando não cobrem comissões altas pela manutenção da conta. Com o dinheiro ganho com o depósito, você não quer gastar todo esse dinheiro em comissões.

  • É possível o cancelamento antecipado total ou parcial do depósito – Em nenhum caso, a penalização pela retirada antecipada de uma parte ou da totalidade do dinheiro deve ser superior aos juros obtidos até à data de retirada do capital. Outra opção é que a entidade lhe ofereça uma janela de liquidez, isto é, uma data concreta fixada em contrato, para que possa retirar o seu dinheiro sem penalizações.
  • Sem vinculação com outros produtos – Cada vez mais é habitual que as entidades coloquem como condição a contratação de um depósito bancário que domicilie o seu ordenado ou que você contrate um seguro. Este tipo de produtos não só pode supor um gasto extra  na remuneração do próprio depósito, como pode fazer com que tenha de renunciar outras ofertas de mercado melhores e mais rentáveis.