Como sobreviver ao Desemprego

Perder EmpregoConheça várias dicas que vão ajudar-lhe a sobreviver ao desemprego. Prepare-se para as próximas semanas, pois vai ser mais duro do que imagina. Mude de atitude!

Depois de perder o emprego, não importa em que situação em que você se encontra, pois é um acontecimento devastador por duas razões. Primeiro, você não vai mais seguir a rotina diária, de ir todos os dias para o trabalho e, segundo, não irá receber mais o ordenado ao fim do mês – o que lhe poderá causar problemas em pagar créditos ou conseguir viver o dia-a-dia com menos dinheiro. A esta altura, você vai sentir-se impotente, enjoado, com medo e triste. Nestes momentos o futuro é incerto, já que você não sabe o que irá fazer e nem onde irá parar. Contudo, você não deve enfrentar esta situação como um problema, mas sim como uma oportunidade de mudar para melhor. Continue lendo para conhecer alguns dos conselhos que vão tornar a sua vida mais prática depois de ter sido despedido.

  • Organize-se – Agora que você tem mais tempo em mãos, é importante saber usar esse tempo extra com sabedoria. Primeiro que tudo, coloque as suas finanças em ordem. Verifique quando dinheiro tem em poupanças, as suas dívidas, gastos futuros, etc. Com isto, você terá uma ideia melhor sobre a sua situação financeira e poderá ficar mais tranquilo de saber como estão atualmente as suas finanças, para prever quanto tempo poderá viver desempregado.
  • Procure ofertas de emprego – Só porque perdeu o emprego, não significa que não possa trabalhar. Não importa que não consiga um trabalho que pague um salário assim tão alto como antes, ou que não tenha os mesmos benefícios. É apenas um trabalho temporário, para você fazer algo e obter um rendimento extra, enquanto não encontra um emprego melhor. Procure por novas oportunidades através desse trabalho. Conheça novas pessoas e encontre novas ofertas de emprego.
  • Mantenha-se ocupado – Não desperdice o seu tempo e trabalhe para construir um futuro melhor para si e para os que o rodeiam. Desta maneira, você aliviará a sua mente da tensão constante. Isto também vai ajudar a que o seu cérebro se centre em coisas positivas. Passe o seu tempo a organizar as suas finanças, planificar o futuro, procurar novas oportunidades de investimento, assim como a procurar empregos e enviar o currículo para ofertas de trabalho.

Perder o trabalho pode ser desastroso e insustentável para as suas finanças pessoais, mas você nunca deve perder a esperança. Use todo o seu tempo e energia para criar o futuro com que sempre sonhou. Planeie a fundo e organize a sua vida. Quando finalmente você encontrar outra oportunidade, você ficará mais contente e confiante em si mesmo, e verá como todo o seu tempo foi bem investido.