O que é a Bolsa de Valores?

Bolsa de Valores em PortugalSaiba o que é a bolsa de valores. Descubra ao detalhe porque é que as empresas utilizam este mercado financeiro e porque dá para ganhar dinheiro. Leia mais!

A Bolsa de Valores é um mercado financeiro popular nos dias de hoje, onde se realizam operações de compra e venda de títulos, tais como ações, obrigações, ETFs, opções, contratos de futuros, certificados de depósitos, entre outros. Este mercado é utilizado pelas empresas à procura de financiamento (por ex.: para crescerem), e o investidores que têm dinheiro e desejam investir dinheiro em instrumentos financeiros que, geralmente, oferecem um rendimento superior aos instrumentos próprios oferecidos pelo sistema bancário, como as contas de poupança ou os depósitos a prazo. Continue lendo para ler o guia mais completo em português sobre este mercado financeiro.

Guia completo sobre a Bolsa de Valores

Desta forma, as empresas conseguem obter financiamento na Bolsa de Valores através da venda de ações. A principal vantagem para as empresas, é que ao usarem esta forma de financiar os seus investimentos e crescimento, obtêm o dinheiro a custo zero, isto é, sem ter que pagar juros pelo capital, ao contrário de um empréstimo bancário.

Enquanto do lado dos investidores, embora estejam a emprestar dinheiro a custo zero, passam a ser acionistas da empresa, isto é, passam a deter uma parte da empresa. No entanto, a vantagem principal são os lucros que obtêm com a venda das ações, quando estas estiverem a um preço mais alto do que no momento em que foram compradas.

Para que a empresa possa emitir e vender títulos na Bolsa de Valores, é necessário estar listada na bolsa do país ou países onde possui operações, de forma a cotar os seus títulos. No entanto, não é qualquer empresa que pode pertencer a este mercado financeiro, antes necessita de cumprir uma série de requisitos determinados pelo organismo regulador. Alguns desses requisitos podem ser: ter uma certo património, ser rentável, etc.

Para o investidor, não existem grandes requisitos para poder investir na Bolsa de Valores. Apenas basta ter capital para investir e escolher uma corretora de bolsa que opere na Bolsa de Valores onde você deseja comprar e vender ações. Hoje em dia a maior parte dos bancos portugueses inclui através do serviço de homebanking a possibilidade de negociar online na Bolsa portuguesa (PSI-20) e também na Bolsa de Valores de outros países.

Se você não tem muito capital para investir, menos de 10 mil euros, então recomendamos que opte por negociar ações através de CFDs (Contratos por Diferença) através de uma corretora forex como a Markets.com ou a AvaTrade. Desta forma, embora você não se torne acionista da empresa, pois está a negociar um contrato, você recebe na mesma os dividendos das empresas que pagam e tem direito a uma alavancagem de 1:20 ou mais. Com uma alavancagem de 1:20, por cada 1 euro você tem um poder de negociação de 20 euros. Sem contar que, neste tipo de contratos você pode investir na queda ou na subida das ações – ao contrário do serviço de homebanking dos bancos.

Melhores Índices Bolsistas para Investir

Nos dias de hoje praticamente todos os países possuem uma ou mais bolsas de valores, onde você pode investir o seu dinheiro, mesmo não vivendo nesse país. Embora as bolsas europeias, incluindo a portuguesa, possuam diversos títulos onde pode investir, recomendamos que você se concentre em investir dinheiro em ações que aparecem nos principais índices bolsistas, pois são as ações com maior liquidez e oportunidades de rentabilidade. Os melhores índices são:

  • PSI 20 – Índice português composto pelas ações das vinte maiores empresas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa
  • IBEX 35 – Índice espanhol
  • CAC 40 – Índice francês
  • DAX 30 – Índice alemão
  • FTSE 100 – Índice londrino
  • BOVESPA – Bolsa de valores do Brasil
  • S&P 500 – Índice com as 500 maiores empresas em termos de capitalização de mercado negociadas na Bolsa de Valores dos EUA
  • DOW JONES – Índice industrial norte-americano
  • NASDAQ – Bolsa de valores virtual