O que é a Educação Financeira?

Educação FinanceiraSaiba o que é realmente a educação financeira. Entenda porque todas as pessoas deveriam ter esta disciplina de finanças pessoais no secundário.

Para chegar à liberdade financeira, isto é, chegar a um ponto em que você deixa de trabalhar para ganhar dinheiro, é essencial contar com uma boa educação financeira, mas, o que é na verdade a educação financeira? O conceito mais completo que encontramos é o de Banseli, que diz: “A educação financeira é um processo de desenvolvimento de habilidades e atitudes que, mediante a assimilação de informação compreensível e de ferramentas básicas de administração de recursos e planeamento, permite às pessoas: a) tomar decisões pessoais e sociais de caráter económico na sua vida quotidiana, e b) utilizar produtos e serviços financeiros para melhorar a sua qualidade de vida”. Continue lendo para conhecer melhor todo o conceito e saber porque deve melhorar a sua educação em finanças.

Como melhorar a sua educação financeira

Tire cursos, participe em conferências e palestras, leia livros, leia blogs como este, participe em atividades que complementem a sua área de interesse. Felizmente, na era da Internet você pode encontrar bastante informação sobre o tema de finanças e dinheiro, que poderá lhe ajudar a aumentar os seus conhecimentos, para que possa obter um rendimento extra através de bons investimentos.

Sugerimos também que você leia o livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki. Este livro ensina como pode ficar rico sem ter um pai rico ou que criar grandes fortunas. É a leitura ideal para todas as pessoas que queiram alcançar a liberdade financeira e o sucesso a nível pessoal.

Hoje em dia existem diversos tipos de investimentos disponíveis, que se adaptam ao dinheiro que você tem disponível na sua conta bancária para investir. Quanto maior for o risco de perda de capital, maior é o retorno do investimento. Alguns dos investimentos mais rentáveis incluem o mercado forex, bolsa de valores, ouro, compra de obrigações de empresas, compra de dívida pública, entre outros ativos financeiros.