Segredos para fazer uma Carta de Apresentação

Carta de ApresentaçãoConheça várias dicas importantes sobre como fazer uma carta de apresentação. Escreva uma carta que faça com que seja escolhido logo ou consiga pelo menos uma entrevista de trabalho!

Quando você está a concorrer a um emprego bastante importante para si, além de fazer um bom currículo, também é fundamental saber como fazer uma carta de apresentação. Normalmente, os candidatos fazem um currículo detalhado, com as últimas experiências profissionais e habilitações académicas, e isso é uma informação necessária para decidir que candidato as empresas devem escolher no processo de recrutamento e seleção. Só que muitas vezes isso não é tudo, algumas ofertas de empregos além do CV pedem também uma carta de apresentação, que é uma peça fundamental para distinguir-se dos seus concorrentes ao posto de trabalho. Por isso, é importante não deixar a concorrência ser melhor do que você e aprender a fazer uma carta que lhe garanta a oferta ou pelos menos, ajude a conseguir uma entrevista de trabalho.

  • Desperte o interesse – Uma carta normal e demasiado general não lhe vai ajudar a conseguir ter o sucesso esperado na sua candidatura. É preciso desmarcar-se logo no primeiro parágrafo e mostrar que você está a responder a um anúncio que pode mudar-lhe a vida, e é um dos seus próximos objetivos. Dessa maneira, você demonstrará que está motivado e que vai fazer praticamente tudo ao seu alcance para dar o seu melhor.
  • Fale sua a sobre experiência e pontos fortes – Nesta carta você deve explicar o que você esteve a fazer nestes últimos meses ou anos, qual a experiência e formação que tem, e porque razão a empresa não consegue funcionar sem você. Mostre quais são os seus pontos fortes e dê várias razões para ser recrutado.

  • Coloque-se no lugar do recrutador – No segundo parágrafo da carta, você deve colocar-se no lugar do recrutador. Fale dos seus objetivos e qualidades. Não se limite a resumir o seu próprio currículo, adicione alguma experiência fantástica que você teve durante estes últimos meses ou anos, que prémios ganhou, entre outras coisas. Por exemplo, para o seu emprego anterior você pode dizer algo do género: “Consegui aumentar a produtividade da minha equipa 20% ao ano”.
  • Convide o recrutador para uma entrevista – O objetivo desta carta é conseguir uma entrevista ou ser logo recrutado para a empresa. Por isso, você no fim deve demonstrar a sua disposição ao departamento de recursos humanos, de forma a que lhe chamem para a entrevista. Arrisque!