Bondora – Investir em Empréstimos e Receber Juros

Como funciona a BondoraSabias que Qualquer Pessoa pode investir em Empréstimos e Receber Juros? Descobre como funciona a Bondora. Cada vez mais pessoas fazem isto. Começa com 50 euros ou mais!

Se estás interessado em investir dinheiro online, rentabilizar o capital que tens parado no Banco ou simplesmente estás farto dos Depósitos a Prazo, que pagam juros muito inferiores à inflação, a Bondora é sem dúvidas o site que deves usar. Aqui, podes encontrar centenas de empréstimos, onde é possível investir desde 1€. Sim. 1€ apenas.

Felizmente, investir está cada vez mais acessível e não é necessário ser um guru de finanças pessoais. Para que entendas o poder da Bondora para investir e diversificar investimentos, mas também como funciona, neste artigo decidimos criar o guia mais completo. Depois de ler, começa logo a investir. Para de adiar! 🙅‍♂

Guia Completo para Investir Dinheiro na Bondora

A Internet criou várias oportunidades e uma delas, foi permitir que Qualquer Pessoa possa investir dinheiro em Empréstimos e Receber juros. Muitas pessoas não sabem, mas o dinheiro aplicado nos Depósitos a Prazo nos Bancos, é usado (pelos Bancos) para emprestar a outra pessoas. A diferença entre a taxa de juro do Empréstimo e a taxa do Depósito a Prazo, é o lucro do Banco.

Para os Bancos conseguirem lucros enormes, pagam muito pouco pelos Depósitos a Prazo. Existem Bancos a pagar juros de 0,001% ou menos.

Os Bancos poderiam pagar juros maiores nos Depósitos a Prazo, mas não querem. Finalmente, surgiu uma alternativa que deves considerar – a Bondora.

Como Funciona a Bondora?

A Bondora é um dos muitos sites de financiamento coletivo disponíveis, que falamos no artigo Como Ganhar Dinheiro Online com Empréstimos. Qualquer pessoa de Portugal, Espanha, França e de outros países da Europa pode criar uma conta, depositar dinheiro e investir.

Site Bondora

Em 🇵🇹 Portugal usamos a palavra Financiamento Coletivo ou Crowdfunding, no entanto, a palavra certa para definir este tipo de site é p2p lending (peer-to-peer lending), porque os investidores emprestam dinheiro diretamente a quem precisa. Não existem intermediários ou bancos.

Como este site é muito usado por pessoas com pouca ou nenhuma experiência, está disponível o Go and Grow, que não é nada mais do que um algoritmo que aplica automaticamente o capital definido para obter um retorno em juros em média de 6,75% por ano.

Objetivo do Investimento na Bondora

O retorno poderá variar dependendo do seu objetivo e do perfil de risco, no entanto, é uma boa opção. Desta forma, não é necessário escolher empréstimos, porque a plataforma vai selecionar automaticamente, investir e receber os juros.

A Bondora é um dos sites de p2p lending mais recomendados, mas existem outros. A Mintos, a Raize e o Viventor são boas alternativas.

Como Depositar Dinheiro na Bondora?

Antes de criar o Go & Grow dentro da conta Bondora, é necessário depositar dinheiro. Depois de depositar dinheiro, podes criar um ou mais portefólios Go & Grow, dentro da tua conta. Com o Go & Grow, o algoritmo vai aplicar automaticamente o capital disponível em empréstimos e diversificar, para que consiga obter o melhor retorno possível e para evitar empréstimos com atrasos ou faltas de pagamento.

1. No site da Bondora, clica no botão Adicionar fundos. Se ainda não tens conta, clica aqui para abrir conta na Bondora.

Como depositar dinheiro na Bondora

2. Nesta página podes selecionar o método de depósito preferido. Neste momento, estão disponíveis os meios de depósito por Transferência Bancária (SEPA), Cartão de Crédito ou Débito (VISA/MASTERCARD), Bondora, Trustly ou por TransferWise. Clica na escolha, para continuar.

A maneira mais rápida de depositar dinheiro é usando um Cartão de Crédito ou Débito. Escolhemos por Cartão de Crédito ou Débito, para mostrar os próximos passos.

Como depositar dinheiro na Bondora

3.  Seleciona onde deve depositar o dinheiro, se na tua conta Go & Grow que está em modo automático a investir o dinheiro em empréstimos ou no saldo principal Bondora.

Como depositar dinheiro na Bondora

4. Escolhe o montante e se queres que o depósito seja todos os meses (recorrente) ou feito só desta vez.

Como muitas pessoas gostam de adicionar todos os meses mais dinheiro, esta opção está disponível. Desta forma, é possível tornar a conta mais automática, para evitar perder tempo com tarefas básicas.

Como depositar dinheiro na Bondora

5. Aqui tens de adicionar os detalhes do cartão e clicar em Continuar.

Como depositar dinheiro na Bondora

Os passos para depositar dinheiro na Bondora são simples. Além do depósito por Cartão de Crédito ou Débito, o depósito por Trustly também é rápido, porque são disponibilizadas várias contas bancárias em que é possível fazer transferências entre o mesmo Banco, para que o dinheiro fique disponível alguns minutos ou horas depois.

Como Investir na Bondora?

Para investir dinheiro na Bondora em Empréstimos e Receber Juros existem três maneiras: usar o Go & Grow, usar o Portfolio Pro (mais arriscado) ou investir no Mercado Secundário (mais difícil e arriscado).

De todas as opções, a melhor e mais indicada é certamente o Go & Grow, que consegue em média um retorno de 6.75% por ano, ao diversificar o investimento por vários empréstimos de diferentes níveis de risco e tipos. Ao iniciar o processo de criação de uma conta Go & Grow, é possível escolher o objetivo. Cada investidor pode ter várias contas Go & Grow, dentro da sua conta Bondora.

Como investir na Bondora

No passo seguinte da criação da conta Go & Grow, podes dar um nome à conta e escolher qual é a estratégia de investimento a usar, para obter uma estimativa.

* Tal como em qualquer outro investimento, o seu capital está em risco e o valor investido não é garantido. O rendimento é de até 6,75% ao ano. Antes de decidir investir, analise a nossa declaração de risco ou fale com um consultor financeiro, se necessário.

Como investir na Bondora

Depois de criar a conta Go & Grow, vais ser redirecionado para a página de depósito. Se já efetuaste o depósito anteriormente, na opção de depósito tens de selecionar a Bondora, para que retire parte ou o valor total da tua conta.

A partir de agora, a conta está em modo automático e vai começar a investir em empréstimos, para rentabilizar o dinheiro aplicado na conta Go & Grow.

Como levantar dinheiro da Bondora?

Uma das vantagens da Bondora, é que a qualquer momento é possível levantar o dinheiro. Para isso, só tens de vender todos os empréstimos disponíveis e seguir os passos para levantar os fundos.

Se ainda não fizeste a verificação da tua identidade e da conta bancária, fica a saber que é necessário fazer para retirar o dinheiro da Bondora e por isso alguns passos podem ser diferentes. É um procedimento obrigatório para todos os sites, que serve para confirmar que não tens várias contas Bondora e és o legítimo dono da conta.

1. Clica no botão Levantar fundos.

Como levantar dinheiro na Bondora

2. Escolhe o meio de levantamento. Optamos pelo SEPA (Transferência Bancária).

Como levantar dinheiro na Bondora

3. Escolhe a conta de onde queres levantar o dinheiro.

Como levantar dinheiro na Bondora

4. Introduz o valor a levantar e verifica se o IBAN está certo.

Como levantar dinheiro na Bondora

5. Entre 2 a 3 dias úteis vais receber o dinheiro na tua conta bancária. Se usas o N26, Revolut ou Monese, costuma demorar muito menos.

Ao contrário de outras plataformas de p2p lending, a Bondora tem a vantagem de ser fácil de levantar o dinheiro da conta. Nas outras plataformas, é necessário esperar mais tempo, para que o portefólio seja vendido no mercado secundário.

Além de investir na Bondora, também deves considerar investir na Bolsa de Valores, comprar ações portuguesas, investir em forex e comprar criptomoedas. São várias as maneiras de investir que estão disponíveis. Aproveita!