Inflação, Dinheiro e Riqueza

Inflação e RiquezaEntenda qual é a relação entre a Inflação, o Dinheiro e a Riqueza. Não invista dinheiro sem antes ler este artigo. Leia atentamente!

A inflação é um grande inimigo das pessoas que poupam dinheiro, ainda para mais, porque é um inimigo silencioso, já que muitas pessoas esquecem-se deste pequeno pormenor. Em muitas ocasiões, os aforradores que não querem assumir riscos, armazenam liquidez, sem pensar que isso é um risco para si mesmo, pelo efeito da perda de poder aquisitivo. A riqueza não se mede pelo dinheiro que tem, mas sim pelos bens e serviços que pode comprar com esse dinheiro. Provavelmente 1€ hoje, nos próximos 25 anos vai perder mais de 35% do seu poder aquisitivo. É por isso, que investir dinheiro é importante para preservar a sua riqueza e fazer aumentar o seu poder aquisitivo.

Como combater a inflação?

Para não escolher tipos de investimentos que apenas reduzem os seus ganhos, calcule sempre uma inflação anual de 2,5%. Essa é a rentabilidade mínima anual que você deve conseguir com o seu dinheiro poupado. Algumas pessoas querem assumir mais risco, enquanto outras não estão preparadas para isso, pelo que é você deve sempre procurar por aplicações financeiras que tenham pelo menos 2,5% de rentabilidade, como acontece com alguns produtos de rendimento fixo (obrigações, depósitos, etc).

Por outro lado, se você quer obter maior rentabilidade e quer investir em empresas que têm futuro, aplique o seu dinheiro na compra de ações de empresas rentáveis. A bolsa de valores está cheia de oportunidades. Crie uma carteira de investimentos com ações rentáveis e ações que pagam dividendos, pois os dividendos serão um dos benefícios extra à sua carteira para vencer a inflação.

Independentemente de onde investir o seu dinheiro, quer seja renda fixa ou renda variável, os juros compostos serão o mais importante na sua estratégia para fazer crescer a sua conta bancária, que vai resultar no seu poder aquisitivo.

Para ter uma ideia, se quando falamos de juros compostos estamos a dizer que uma pequena quantidade do dinheiro, com uma rentabilidade modesta, com o tempo se pode converter numa grande fortuna, pois com a inflação poderá acontecer exatamente o contrário, onde uma grande fortuna, com uma perda modesta de poder aquisitivo ao longo do tempo, pode fazer-lhe perder uma grande parte da sua fortuna, tendo em conta que o dinheiro é só papel, e o que conta é a quantidade de coisas que você consegue comprar com esse papel.

Nós insistimos, nunca ignore a inflação, pois por insignificante que pareça, é sempre importante ter em conta esse valor na sua rentabilidade, pois se você escolher um mau investimento que pague a 1% ao ano, apesar de você estar com um ganho de 1%, ao fim de um ano você vai estar a perder, porque a inflação foi superior a isso.