Lições de Negócios partilhadas por Warren Buffett

Warren BuffettConheça várias lições de negócios que Warren Buffett aprendeu ao longo do tempo. Aproveite para colocar em risco o seu sucesso!

Até agora, sempre que ouvimos o Warren Buffett falar, foi sobre dicas de investimento na bolsa de valores, para você ter sucesso a investir no principal mercado financeiro. Para nós, este é o investidor mais rentável de todos os tempos e também um dos que pode ensinar quem está interessado em colocar o dinheiro a trabalhar para si. Embora muita gente pense que este investidor, compra ações de várias empresas e depois, quando as ações estão muito mais altas vende-as, está bem enganado. Uma das razões do seu sucesso é que, através da sua empresa Bershire Hathaway, Buffett investe dinheiro noutras empresas com potencial para crescer e depois faz bastante dinheiro ao vender as suas participações nesses negócios. Conheça quais são as dicas de Buffett para ter criar um negócio de sucesso.

  • Deve entender do negócio – Quando Buffett aconselha-nos sobre investimentos, diz sempre: “nunca invista numa empresa cujo negócio você não entende”. Se o aplicarmos ao mundo dos negócios, salta à vista porque muitos empreendedores falham. Alguns empresários tentaram lançar negócios relacionados com outras áreas só porque ouviram que era uma área rentável. Por exemplo, o negócio do têxtil é rentável, e temos o caso da Zara, Uniqlo e H&M, mas também existem vários casos de empresários que falharam porque não percebiam absolutamente nada.
  • A gestão é fundamental para o sucesso do negócio – Para gerir um negócio são necessárias três qualidades: integridade, inteligência e energia, mas se falta a primeira, as outras não servem de nada. Criar uma empresa é algo importante, mas se a empresa não crescer, acaba por fechar, e a única de fazer crescer é com uma boa gestão. Na hora de investir em empresas, Warren Buffett olha não só para as contas, como também para a gestão da empresa, pois as contas dizem o que a empresa fez no último trimestre ou ano, enquanto que a gestão pode dizer para onde se dirige no futuro.

  • Pense a longo prazo – Buffett investe a longo prazo, mas como este empresário consegue fazer mesmo. Na semana passada o CEO da Amazon enviou uma carta aos acionistas da empresa, onde fazia referência ao problema das empresas pensarem nos benefícios a curto prazo, em vez de sacrificar parte dos lucros a curto prazo para ganhar competitividade e rentabilidade a longo prazo.
  • Seja inteligente para escolher os seus sócios – É melhor rodear-se de pessoas mais inteligentes do que você mesmo. A única explicação de que algumas empresas tornam-se num sucesso e valem milhões de dólares em muito pouco tempo, é devido à escolha de sócios ou de empresas associadas. Escolha um sócio de confiança, uma pessoa integra, honesta, ambiciosa, visionária e com mentalidade positiva.