Sabes o que são Penny Stocks? Descobre o potencial destas ações.

O que são Penny StocksO que deves saber sobre penny stocks, está aqui. Descobre porque estas ações têm bastante potencial. Conhece quais são os Day Traders mais populares.

Existem dezenas de maneiras de investir na Bolsa de Valores. Cada investidor tem a sua ou as suas estratégias. Alguns investidores preferem investir em ações de empresas com uma grande capitalização de mercado (big caps), como a Apple, Microsoft ou Nike, outros investidores preferem investir em negócios falhados que um dia foram um sucesso, como é o caso da Blackberry ou da GoPro, enquanto outros investidores preferem investir em ações que sobem 50%, 100%, 200% ou até 300% em poucos dias.

Estas subidas astronómicas em poucos dias, acontecem na maior parte dos casos, em ações que são conhecidas por penny stocks ou small caps. Até parece mentira, mas existe. Vale a pena lembrar que a maior parte acaba por descer tudo ou parte do que subiu. Como estas ações são small caps e as suas ações custam menos de 10 dólares, significam que existem poucas ações (float share) disponíveis e não é preciso muito dinheiro para começar. Com 500 euros é possível investir em penny stocks. Basta haver um volume maior do que o normal, para fazer com que as ações subam assim tanto.

O Guia para Novos investidores em Penny Stocks

Para que aprendas ao detalhe sobre penny stocks, foi preparado este guia para iniciantes, para que pessoas que nunca tenham investido em penny stocks e não saibam o que são, possam aprender mais, mas também, conhecer o seu potencial e saber como começar.

Primeiro que tudo, o que são penny stocks?

Os penny stocks são um termo usado tanto em inglês ou em português, para descrever ações que custam menos de 1 dólar. Como estas ações podem subir muito, em poucas horas ou dias, o regulador dos mercados financeiros dos EUA, a Securities Exchange Commission (SEC), passou a considerar como penny stocks todas as ações que custam menos 5 dólares.

No blog de Penny Stocks em Português é possível encontrar a descrição completa sobre o que são penny stocks.

Tens de ter em consideração que nem todas as ações que custam menos de 5 dólares, são boas ações para investir. Por exemplo, as ações do BCP custam menos de 1 euro e não são um bom penny stock para investir. Existem várias coisas que deves ter em consideração, caso contrário vais acabar por perder dinheiro ou vais estar a investir nos penny stocks errados.

No gráfico abaixo para a ação MBOT, onde cada vela significa 1 Dia podes ver um exemplo de um penny stock, que subiu 400% em apenas 2 dias. Isto é mais frequente do que pensas, neste mundo à parte.

Gráfico das ações MBOT, um dos penny stocks mais populares

Uma das características mais importantes, na hora de escolher um penny stocks, é o seu número de ações disponíveis (ou float share). Quando menos ações disponíveis, melhor para negociar, porque um volume fora do normal, pode fazer com que a ação suba 50%, 100%, 200% ou até 300%, em horas ou dias. Nas secções abaixo vamos mostrar como saber qual é o float share e como encontrar penny stocks.

Quais são os melhores penny stocks para ganhar dinheiro?

Nem todas as ações que custam menos de 5 dólares, são bons penny stocks onde deves investir dinheiro. Existe um método bastante popular, usado sobretudo por day traders que vivem da Bolsa de Valores. Esse método consiste em usar o programa Trade-Ideas Pro, mostrado na imagem abaixo, para encontrar os penny stocks que têm potencial para ganhar dinheiro durante esse dia (day trading) ou que podem subir bastante nos próximos dias (swing trading).

Programa Trade-Ideas Pro para encontrar penny stocks

Através da lista de Up Gappers e Down Gappers do programa Trade-Ideas Pro é possível encontrar vários penny stocks com bastante potencial. Uma das vantagens de usar este programa, é que é possível saber logo qual é o número de ações disponíveis (float share) e também quantas ações foram negociadas nas últimas horas (volume).

Normalmente, os melhores penny stocks são as ações que têm estas características:

  • Float share < 15 milhões de ações
  • Volume antes de abertura do mercado > 500 mil ações

A grande vantagem do programa Trade-Ideas Pro é procurar em tempo real por ações e está constantemente a atualizar, para que possas encontrar as melhores ações para negociar em poucos segundos.

Programa Trade-Ideas Pro para encontrar penny stocks

Este programa ajuda a poupar tempo e a encontrar os melhores penny stocks no momento certo.

É possível ganhar dinheiro com penny stocks?

Esta é a uma questão comum. A verdade é que é possível sim, ganhar dinheiro a investir em penny stocks. Como em tudo, é necessário dedicação, aprender com os erros e uma estratégia. Para algumas pessoas a curva de aprendizagem é maior, do que para outras, mas é possível aprender.

Caso tenhas ouvido falar em penny stocks ou day trading, o mais certo é que conheças alguns dos day traders mais populares no mundo dos penny stocks, como o Timothy Sykes (também conhecido por Tim Sykes), o Cameron Fous (da IKNK Traders) e o Ross Cameron (do Warrior Trading).

Day Traders Tim Sykes, Cameron Fous e Ross Cameron

Não só Tim Sykes, Cameron Fous e Ross Cameron tornaram-se milionários com o day trading de penny stocks, como dentro das comunidades de day traders que criaram nos últimos anos, têm vários exemplos de pessoas que se tornaram milionários com penny stocks.

Cerca de 90% das pessoas perdem dinheiro com o day trading, por várias razões. Não entendem como funciona, não têm uma estratégia e não têm coragem de vender as ações quando chegou ao stop loss.

Quanto dinheiro é necessário para investir em penny stocks?

O montante inicial necessário para investir em penny stocks depende da tua experiência, quantas ações queres comprar de uma só vez e também qual é o risco máximo que podes aceitar. Nunca deves investir dinheiro que necessitas ou vais acabar por dar cabo.

É possível começar a investir em penny stocks usando apenas 500 euros. Claro que, quanto mais melhor, porque podes comprar mais penny stocks e aumentar os teus ganhos, mas se ainda não estás seguro ou só queres experimentar, com 500 euros já é possível começar.

Como investir em penny stocks?

Se chegaste até aqui, quer dizer que entendeste o potencial dos penny stocks e queres investir. A boa notícia, é que não precisas de muito dinheiro para começar. Bastam 500 euros para começar a investir neste tipo de ações, para fazer a tua conta crescer.

Uma das maiores vantagens dos penny stocks, é poder fazer crescer contas pequenas em pouco tempo.

Para investir em penny stocks, deves ter muita atenção porque nem todas as corretoras em Portugal têm os penny stocks mais negociados, sem falar que podem cobrar bastante dinheiro, o que pode acabar por dar cabo do teu capital, mesmo que o preço de venda das ações seja muito superior ao preço a que compraste.

As comissões podem dar cabo de ti!

Para investir em penny stocks, a corretora mais recomendada pelo blog Penny Stocks é a Tradezero. Esta corretora aceita investidores de Portugal, mas também de outros países e o mínimo para abrir conta é de 500 dólares.

Se estás interessado em saber como funciona e como abrir uma conta, deves ler o artigo sobre como abrir conta na Tradezero e começar a investir em penny stocks. Neste momento a corretora tem várias plataformas disponíveis, no entanto, a melhor é sem dúvidas a ZeroPro, como mostrado na imagem abaixo.

Plataforma ZeroPro da Tradezero

A Tradezero é a corretora usada por novos investidores e day traders profissionais, que fazem como modo de vida investir dinheiro em penny stocks.

Para terminar, se ainda continuas com dúvidas deves ler o guia de um investidor na Bolsa sobre penny stocks ou visitar o www.pennystocks.pt. Tudo o que precisas de saber está nesses dois links.