Como investir em Inteligência Artificial?

Descubra quais as oportunidades e desafios na indústria que desenvolve a tecnologia de IA.

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Introdução

De vez em quando, aparece no mundo uma invenção que muda todo um sector, ou mesmo o mundo inteiro, num curto período de tempo. O processamento de metais, o motor a vapor, o motor de combustão interna e a Internet, por exemplo, mudaram o nosso modo de vida para além do reconhecimento ao longo dos anos. Atualmente, fala-se de outros segmentos que poderão ter um impacto semelhante nas próximas décadas. Um deles é o uso da inteligência artificial, conhecida principalmente sob a abreviatura IA - Inteligência Artificial (AI - Artificial Intelligence, segundo a nomenclatura inglesa).

O uso da IA na vida quotidiana tem sido falado há relativamente muito tempo, mas o uso prático desta tecnologia ainda era muito difícil de imaginar para a maioria de nós. Esta tecnologia tornou-se amplamente conhecida apenas em 2022, quando alguns serviços baseados em IA foram fornecidos ao público de uma forma interessante e fácil de operar para o utilizador médio. Começou com os serviços Stable Diffusion, DALL-E, e Midjourney. Estes eram principalmente serviços de imagem onde se lhes dava uma descrição do que se pretendia gerar e eles geravam imagens para si com base nisso. Em geral, com IA, quanto mais dados um serviço tiver disponível, melhor é "treinado" e melhores resultados irá proporcionar. 

 

Estes geradores trabalham simplesmente através de pesquisa na Internet e combinando o que se pode imaginar sob as palavras dadas - por isso não é inteligência no verdadeiro sentido da palavra, mas sim um modelo que prevê o que queremos ver com base no que já existe. Assim que estes serviços apareceram, falou-se do papel que poderiam desempenhar no mundo de hoje. Foram mencionados principalmente em ligação com os meios de comunicação social, que poderiam utilizá-los em vez de bases de dados de imagens pagas. Se um jornalista vai escrever, por exemplo, sobre carros no centro da cidade, ele introduzirá estas palavras no gerador e criará imagens ilustrativas feitas à medida para o tema em questão. Da mesma forma, estes geradores podem também criar imagens para várias campanhas de marketing e afins.

 

O segundo tipo de utilização de IA num contexto mais amplo apareceu no final do ano passado. O ChatGPT da organização OpenAI é mencionado com mais frequência. Funciona como magia para muitas pessoas. É um chat onde se faz a pergunta ou se escreve o que se quer saber e a IA gera uma resposta de texto com base nisso. É claro que este chat funciona melhor se "falar" com ele em inglês. Mas pode fazer-lhe qualquer pergunta e o chat responde-lhe com uma precisão relativamente elevada. Funciona pesquisando na Internet e combinando as palavras mais prováveis que se devem seguir umas às outras. Utilizando uma ampla amostra de dados, constrói uma frase para soar como se tivesse sido escrita por um humano. Quanto mais este chat for utilizado, melhor deverá funcionar. Por exemplo, aqui está a resposta ao pedido de escrever três frases sobre a XTB:

Fonte: ChatGPT.
Note-se que as mensagens geradas por estes tipos de comunicadores são baseadas em informações que podem nem sempre coincidir totalmente com a realidade.

O ChatGPT tornou-se um enorme fenómeno num curto espaço de tempo. Foram necessários apenas 5 dias desde o lançamento para chegar aos primeiros milhões de utilizadores. Em comparação, foram necessários 74 dias para o iPhone, 2,5 meses para o Instagram, 5 meses para o Spotify, 10 meses para Facebook, 2,5 anos para o Airbnb, e 3,5 anos para a Netflix. Assim, o interesse da população por este serviço foi enorme.

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