6 Alturas em que Gasta mais Dinheiro

Gastar DinheiroSaiba quais são os momentos onde gasta mais dinheiro e evite. Comece a poupar dinheiro nas alturas mais importantes. Lembre-se, 1 euro poupado é 1 euro ganho!

Todos nós sabemos qual é o sentimento depois de reservar uma viagem para um destino paradisíaco ou de beber o segundo copo de uma bebida alcoólica, isto é, nós estamos prontos para gastar dinheiro! Oportunidades como esta estão à sua volta em cada esquina. Mas as situações tentadoras, quer seja um fim-de-semana fora, a despedida de um amigo ou um desconto de um produto que tanto gosta, não precisam de ser uma coisa má para o seu dinheiro. Em vez disso, nós podemos encontrar oportunidades para tomar boas decisões, no que diz respeito a gastar dinheiro. Como? Existem vários truques psicológicos que vão ajudar o seu cérebro a dar o seu melhor, ao criar novos hábitos mais saudáveis. Continue lendo para descobrir em que alturas gasta mais.

Evite gastar dinheiro nestas alturas

Para evitar gastar dinheiro nas alturas em que está mais triste, está com stress ou em ocasiões festivas, você deve definir o limite máximo com que se sente confortável em gastar algumas horas antes e não deve ultrapassar esse limite. Ao definir previamente um limite, vai fazer com que saiba quando deve parar e não continuar em frente. Nunca tome decisões com a cabeça fria, pois vai acabar por gastar ainda mais dinheiro do que podia gastar.

Aqui ficam algumas das alturas que deve evitar, para não gastar ainda mais dinheiro:

  1. No fim de um dia terrível – Talvez o seu patrão brigou consigo, o seu negócio foi um fracasso ou a sua cave ficou inundada – não interessa o que aconteceu, você precisa seriamente de algo para lhe animar. Demasiadas vezes, nós tentamos comprar essa “animação”… que é definitivamente menos animadora no dia seguinte, quando vemos o dinheiro gasto.
  2. Na sua terceira bebida com os amigos – A “próxima ronda” parece-lhe familiar? À medida que você vai bebendo a sua generosidade começa a aumentar. É simples! O álcool diminui o seu controlo de impulsos e esse controlo é a parte responsável por tomar decisões responsáveis, em termos financeiros, entre outras.
  3. Ao celebrar um Aumento ou Bónus – As boas notícias merecem uma celebração! Certamente você merece, mas existe uma diferença enorme entre um momento de celebração, como um casamento ou aniversário, de um aumento ou bónus. Aqui, no final de contas, você vai acabar por gastar tudo ou quase tudo o que ganhou a mais.
  4. Ao receber dinheiro de volta dos Impostos – O reembolso do IRS ou de outros impostos pode parecer dinheiro grátis, mas não é. O governo está a reembolsar o dinheiro que você pagou a mais. Porque o dinheiro poderia estar numa conta de investimentos ou num depósito a prazo a crescer, você infelizmente acabou por perder dinheiro.
  5. Grande DESCONTO no Email – Hoje em dia praticamente todas as pessoas têm um endereço de email e uma ou mais lojas online onde gostam de comprar os seus produtos favoritos. Por essa razão, ao receber um email com um GRANDE desconto na sua loja online favorita, daqueles descontos de 24h ou menos, você não vai pensar muito e vai logo gastar dinheiro. Antes de comprar pense mesmo se precisa disso, caso contrário poupe o dinheiro para outra coisa melhor.
  6. Ao mudar de Casa – O síndrome da nova casa é representado por uma espiral de gastos que começam quando você acha que precisa de nova casa de banha, um chão novo, mobília nova… e outras centenas de coisas. Antes de olhar para as suas contas, você vai ver que acabou de adicionar milhares de euros à sua conta.