Como inventar o futuro de ZERO a UM. Copiar um modelo é fácil. E não leva a lado nenhum. O segredo é criar algo de novo, a partir do zero.
No mundo dos negócios, cada instante é único. O próximo Bill Gates não vai criar um sistema operativo. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não vai criar um motor de pesquisa. E o Mark Zuckerberg seguinte não vai criar uma rede social. Se o que fazes é copiá-los, isso demonstra que não aprendeste nada com eles.
O livro “De Zero a Um”, fala sobre como construir empresas que criam coisas novas e se baseia no que aprendeu Peter Thiel, enquanto cofundador do PayPal e Palantir, e como investidor em centenas de startups. Nestes anos, o padrão mais poderoso que encontrou foi que a as pessoas de sucesso encontram valor em lugar inesperados, e o faz pensando na empresa desde os princípios básicos, nada de fórmulas.
Análise ao livro “De Zero a Um”, de Peter Thiel
O progresso adota duas formas: horizontal, baseada em copiar coisas que funcionam (ir de 1 a n), e vertical, que significa fazer coisas novas (ir de 0 a 1). Isto é o mais difícil, porque implica fazer algo que ninguém fez até agora. Se agarrares de uma máquina de escrever e construíres cem, fizeste um progresso horizontal. Se agarrares de uma máquina de escrever e construíres um processador de texto, fizeste um progresso vertical.
O progresso vertical (o das empresas de Silicon Valley, por exemplo) é possível graças à tecnologia, enquanto que o horizontal (pensemos nas empresas chineses) se apoia na globalização.
Embora a maior parte das pessoas pense que o futuro estará definido pela globalização, a verdade é que a tecnologia é o mais importante. E, esta tecnologia vem na sua maior parte das startups, já que é difícil desenvolver coisas novas numa grande empresa. Em troca, as startups, para que as coisas saiam em frente, necessita trabalhar com outros, mas também devem manter o seu tamanho suficientemente pequeno para poder seguir em frente. Para triunfar nos negócios, é preciso o mesmo que uma startup, que é duvidar das ideias e repensar no negócio desde o zero.
Alguns dos pontos mais importantes, que destaca o livro “De Zero a Um”, de Peter Thiel, são:
- O mais contrário de todo é não opor-se ás múltiplas escolhas, mas sim pensar por ti mesmo.
- Fazer avanços incrementais
- Permanecer simples e flexível
- Melhorar a sua competência
- Centrar-se no produto, não nas vendas
- O sucesso vem de criar monopólios, não de competir
- Sobre criar e influenciar o futuro
Para Peter Thiel, sobre a enorme quantidade de empreendedores de sucesso, que foram capazes de criar empresas milionários, e inclusivo uns poucos, como Elon Musk, Steve Jobs, Jack Dorsey e ele mesmo, que criaram negócios bilionários, fica pelo caminho a tese que foi por sorte.
“Se você acredita que a sua vida é principalmente uma questão de azar, porquê lê este livro? Aprender sobre o empreendimento é inútil se só estiver a ler histórias sobre pessoas que ganharam a lotaria.”
Peter Thiel está convencido, e quer convencer-nos, que podemos dar forma ao nosso futuro, mas para isso, devemos elaborar planos suficientemente ambiciosos que nos conduzam até ele.
Para finalizar, outras ideias de Thiel no livro: os sócios fundadores são como a família. Dê aos grandes empregados tarefas limitadas, comece com pequenos produtos, mas ambiciosos que dominem um mercado pequeno. Pare de odiar os vendedores, concentre-se no segredo que o distingue dos seus rivais.
De Zero a Um, é um grande livro cheio de ideias provocadoras.