Razões Para Investir em IPOs na Bolsa de Valores

Razões para Investir em IPOsDescobre as razões porque deves investir dinheiro, logo no primeiro dia em que a empresa entra em Bolsa. Aproveita a oportunidade no dia 1. Investir em IPOs é uma estratégia popular!

Para investir na Bolsa de Valores tens várias estratégias disponíveis, que devem ser usadas de acordo com o teu perfil de investidor, capital disponível e experiência. Uma das estratégias mais populares, que cada vez mais pessoas estão interessadas em saber como funciona, é precisamente investir em IPOs nas Bolsas de Valores dos EUA.

Por outras palavras, comprar ações logo no primeiro dia em que a ação passa a estar cotada em Bolsa, para aproveitar o seu potencial de subida nos próximos dias, meses ou anos.

Imagina o que seria se tivesses comprado ações da Apple, do Facebook, da Netflix ou da Microsoft, no dia em que entraram na Bolsa de Valores. Um pequeno investimento nessa altura, hoje valeria muito dinheiro. Basicamente só tinhas que comprar e esquecer as ações durante anos, até aos dias de hoje.

Porque Deves Investir Dinheiro no dia do IPO (Intial Public Offering)

Se ainda és novo no mundo da Bolsa de Valores, vamos explicar o que significa o termo IPO, porque razão as empresas entram na Bolsa e também porque deves investir.

Um IPO (Initial Public Offering) que em português é frequentemente traduzido para OPV (Oferta Pública de Venda), não é nada mais do que uma empresa (não cotada em Bolsa) entrar na Bolsa de Valores.

A principal razão porque empresas privadas entram na Bolsa e tornam-se públicas, isto é, qualquer pessoa pode investir e ser um acionista, é o acesso fácil ao dinheiro. As empresas emitem ações numa oferta pública para angariar capital para comprar equipamento, expandir as suas fábricas, expandir o negócio ou comprar outras empresas.

Adicionalmente, uma empresa pode fazer um IPO para gerar liquidez. Contudo, fazer um IPO é um processo rigoroso, que requer uma análise bastante profunda, por essa razão, as empresas contratam bancos de investimento, advogados e contabilistas para ajudar no processo.

Esses consultores vão ajudar em todo o processo, desde criar um documento sobre o negócio, até à estrutura da oferta pública de venda para entrar ao regulador dos mercados financeiros e na venda de ações.

O gráfico abaixo mostra a atividade do mercado de IPO dos Estados Unidos da América, para que os investidores possam entender o potencial deste nicho de mercado e das oportunidades que existem para aproveitar.

Atividade dos IPOs nos Estados Unidos

Fonte: Renaissance Capital

Os dados usados incluem IPOs com uma capitalização de mercado de 50 milhões de dólares ou mais e excluem fundos fechados. Também não está incluído o IPO do Spotify, que completou uma listagem direta.

Desde o início do milénio, as receitas conseguidas através de IPOs só estiveram perto dos 100 mil milhões de dólares apenas uma vez, tendo acontecido em 2014 quando a Alibaba entrou em Bolsa com um IPO no valor de 22 biliões de dólares. Por comparação, as ofertas públicas de venda de ações no ano anterior atingiram os 46.8 mil milhões de dólares.

Como tem sido a performance dos IPOs?

Todos nós ouvimos histórias milionárias sobre IPOs, mas por cada pessoa que conseguiu comprar ações da Apple a $22 em 1980 (que custam hoje mais de 9 vezes o seu valor inicial), também existiram pessoas que perderam dinheiro com IPOs.

Para mostrar o potencial dos IPOs, no quadro abaixo criado pela Renaissance Capital, podes encontrar as estatísticas da performance dos IPOs nos Estados Unidos, com métricas como o retorno total médio, retorno médio no primeiro dia, retorno médio em after-market, entre outros indicadores.

Performance dos IPOs nas Bolsas de Valores dos EUA

Dados compilados a 12/31/18. Fonte: Renaissance Capital

Para investidores que estão a considerar investir em IPOs, devem ler o artigo sobre como investir em IPOs nos EUA compilado pelo blog Investir na Bolsa. É o melhor artigo que podes encontrar sobre o assunto, publicado por um investidor da Bolsa.

Antes de avançar existem algumas coisas que deve ter atenção:

  • Volatilidade esperada – os IPOs vêm com algum risco significativo, que muitas vezes pode significar um grande swing no preço, especialmente nos primeiros dias de trading.
  • Fica atento a problemas – Apesar de ser bastante apelativo investir em IPOs, coisas novas não são uma coisa garantida.

Para que possas entender o potencial dos IPOs para lucrar a curto ou médio prazo, abaixo está o gráfico das ações da empresa Beyond Meat com o símbolo BYND. Entrou na Bolsa a valer cerca de 45 dólares e no mesmo dia fechou a 65 dólares, mas não ficou por aqui. Alguns dias depois chegou aos 96 dólares.

Gráfico da ação BYND da empresa Beyond Meat Inc

Isto é apenas um exemplo. Todas as semanas existem novos IPOs, com oportunidades bastante atrativas.

Como Investir em IPOs?

Para investir em IPOs deves procurar por uma corretora séria, que tenha disponível as ações e não cobre comissões elevadas, caso contrário para ganhar dinheiro vai ser necessário uma grande valorização e pode ser que não tenha todos os IPOs. Na internet é possível encontrar várias corretoras, mas de todas a Suretrader é a escolha certa. Tem todas as ações de IPOs das Bolsas de Valores dos EUA disponíveis.

Plataforma Suretrader

Cria a tua conta na SureTrader e deposita. O valor mínimo para ativar a conta é de 500 dólares, ou seja, menos de 500 euros. Caso ainda tenhas dúvidas, lê a análise à Suretrader para saber como funciona esta corretora.

Noutras Bolsas também existem IPOs, mas não vale a pena negociar, não só porque é mais difícil de ter acesso ás ações, mas também pelos custos e pelo baixo potencial.

Se ainda estás indeciso sobre se deves investir ou não, deixa passar um dia ou mais e toma a decisão. Para investir depois da empresa entrar em Bolsa, podes usar a corretora Etoro.

Plataforma do Etoro para comprar ações

Todas as semanas entram novas empresas nas Bolsas de Valores NYSE e NASDAQ. Para encontrar as melhores oportunidades, escolhe investir em IPOs de grandes empresas, conhecidas mundialmente e com potencial para crescer ainda mais.

Investir em IPOs é uma das muitas estratégias disponíveis para investir na Bolsa de Valores. Também é possível investir em penny stocks. Experimenta!

Se nunca investiste dinheiro na Bolsa ou queres saber mais informações, deves ler o guia para investir na Bolsa para iniciantes. Tem tudo o que precisas para entender como funciona e como começar.