Como ser Day Trader em Portugal? Dicas de um Day Trader!

Como se tornar day trader em Portugal

Descobre como é possível ser um day trader em Portugal. Dicas partilhadas por um day trader profissional. Isto é o que tens de saber!

Se tens interesse em saber como é possível ser day trader em Portugal e viver dos ganhos do day trading, este é único artigo que tens de ler. Basta um pesquisa no Google, para ver que existem vários sites que falam sobre o assunto, mas todos esses artigos não só têm várias mentiras e coisas irrealistas, como foram escritos por pessoas que nunca fizeram day trading na vida. Ou seja, como alguém que nunca fez day trading, pode ensinar alguma coisa sobre day trading? Não pode simplesmente.

Para ajudar pessoas interessadas em saber como se tornar um day trader em Portugal, foi juntado num só artigo todos os passos que é necessário seguir, assim como algumas informações importantes e perguntas frequentes, que vão fazer com que a curva de aprendizagem seja muito menor. O day trading é difícil, mas não é impossível. Existem day traders em Portugal que vivem exclusivamente dos ganhos.

Guia Completo Day Trade em Portugal

Primeiro que tudo, este artigo vai ser sobre como se tornar day trader de ações em Portugal. Falar em day trader, é um termo muito vago, até porque existem vários mercados financeiros. Por exemplo, é possível ser um day trader de ações, futuros, criptomoedas, forex, etc.

Como o próprio nome indica, um day trader de ações abre e fecha posições durante o mesmo dia. Sendo que, cada posição pode estar aberta durante segundos, minutos ou horas. O tempo que a posição vai estar aberta, vai depender de vários fatores que o day trader toma em conta ao abrir a posição, como o take profit e stop loss, mas também o movimento esperado.

A maior parte das pessoas pensa que é necessário um curso para ser day trader em Portugal, uma licença especial ou pagar uma taxa, mas estão totalmente erradas. Para ser um day trader em Portugal basta abrir conta numa corretora de Bolsa, depositar dinheiro e começar a fazer day trading.

Basicamente, é o que tens de fazer para ser um day trader de ações em Portugal. Não é necessário pagar por cursos caros nas melhores universidades, ter pais ricos ou um conhecimento bastante avançado.

Está acessível a qualquer pessoa!

Apesar de ser simples, as pessoas interessadas em começar no day trading de ações em Portugal, têm várias perguntas. Por essa razão, vamos explicar ao pormenor os passos que deve considerar seguir:

  1. Abrir conta numa corretora de Bolsa para day trading
  2. Qual o programa recomendado para encontrar ações?
  3. Estratégia para negociar ações
  4. Como declarar os Ganhos / Perdas no IRS

Lê atentamente este artigo, porque foi criado por um day trader com anos de experiência e a informação contida aqui, vai te ajudar a diminuir a curva de aprendizagem.

Passo 1. Abrir conta numa corretora de Bolsa para day trading

Felizmente, nos dias de hoje existem várias corretoras de Bolsa disponíveis, por onde escolher, no entanto, nem todas são boas opções para day trading de ações. Assim como numa corrida de carros, não vais participar com um Renault Clio, para fazer day trading não vai usar uma corretora sem as funcionalidades necessárias para tal.

Se tens conta na DEGIRO, XTB, Banco Carregosa GoBulling, Banco Invest, Banco Best, BIG Online, ActivTrades, Freedom24, Tastytrades, Firstrade, Etoro ou Trading212 é tempo de esquecer. As corretoras mencionadas anteriormente são más escolhas para day trading de ações.

As únicas corretoras indicadas para day trading de ações que deves considerar são:

Não vale a pena perder tempo a abrir conta noutra corretora, que não seja uma das corretoras listadas acima, porque depois de semanas a usar, vais chegar à conclusão que tomaste a decisão errada e o mais certo, é que durante esse tempo tenhas perdido oportunidades e também perdido dinheiro porque a corretora tem uma péssima plataforma.

Se optares por escolher a corretora Interactive Brokers, esta vai ser a plataforma de day trading a que vais ter acesso. É uma plataforma completa, com muitas funcionalidades.

Plataforma day trading da corretora Interactive Brokers

Já se optares pela corretora TradeZero, esta é a plataforma de day trading que vais ter acesso. É uma plataforma leve e muito rápida a executar ordens.

Plataforma day trading da corretora TradeZero

Deves considerar abrir conta na TZ ou IBKR e depositar dinheiro, para passar ao passo seguinte. No caso de escolheres a TZ, fica a saber que é possível depositar dinheiro de uma forma mais rápida, usando o Revolut de acordo com o passo-a-passo como depositar dinheiro na TradeZero usando o Revolut do blog Penny Stocks.

Passo 2. Qual é o programa recomendado para encontrar ações?

Ao contrário de um emprego das 9h ás 17h, onde não importa se trabalhas muito ou pouco, vais ganhar sempre o mesmo ao fim do mês, no day trading é totalmente diferente. Cada oportunidade, vai gerar ganhos ou perdas, alguns maiores e outros menores. Nunca é igual!

Daí, existe a necessidade de ter um programa que ajude a encontrar ações para fazer day trading e lucrar.

Um programa que ajuda todos os dias a encontrar ações para day trading, é o TC2000. Muitos day traders usam e é um programa bastante poderoso.

Programa TC2000

Se queres ser um day trader de ações, recomendamos que uses também. Vais ver que ao longo do tempo vai fazer toda a diferença para encontrar ações, que podem gerar ganhos fantásticos.

Passo 3. Estratégia para Negociar Ações

Agora que já tens as ferramentas necessárias para fazer day trading e encontrar ações, é tempo de colocar as “mãos na massa“. Ter uma estratégia é fundamental para obter ganhos constantes na Bolsa de Valores e conseguir gerar um rendimento todos os meses.

Não cometas o mesmo erro de outros novos day traders em Portugal, que usam 1001 indicadores e nenhum funciona. Não só não funciona, como abrem posições com base nesses indicadores e o único resultado é perder dinheiro e… acabam por desistir do sonho de ser um day trader em Portugal.

Subscreve o grupo de day trading de ações DOLAR.trade e recebe diariamente alertas, para ações, com grande potencial. Assim que o algoritmo encontrar uma oportunidade, é gerado um alerta igual ao da imagem abaixo.

Alerta dolar.trade

Só tens de criar uma ordem automática na corretora que usas e esperar que chegue ao ponto de entrada. No grupo de day trading de ações, explicam ao pormenor como funciona. Subscreve o grupo e descobre o segredo dos day traders profissionais.

Aqui ficam alguns exemplos de day trades.

Exemplo alerta #1TradingRoom

Como este exemplo, existem muitos mais. Claro que, vão haver perdas, mas os ganhos serão sempre maiores do que as perdas.

Passo 4. Declarar ganhos ou perdas no day trading

Agora que já tens uma estratégia vencedora, para gerar ganhos consistentes e fantásticos, é tempo de aprender sobre como declarar os ganhos ou perdas obtidos com o day trading.

O IRS é entregue entre 1 de abril e 30 de junho e diz respeito ao ano anterior. Por exemplo, o IRS 2023, é entregue em 2024 e diz respeito a 2023.

Para fazer day trading podes fazer em nome individual ou criando uma empresa. Se ainda não tens ganhos de 100 mil euros por ano ou mais, inicia como individual e depois, se chegares a esses valores, podes optar por abrir uma empresa e dessa forma, consegues pagar menos impostos.

Assim como acontece com o investimento em ações, o day trading de ações tem um imposto de 28% sobre os ganhos.

Ao contrário de investir em ações, no day trading de ações vais ter centenas ou milhares de transações num só ano e não é possível colocar na tabela disponível na declaração de IRS, por essa razão, deves colocar o valor total e as comissões totais numa só linha, mas deves guardar a prova das transações, caso a Autoridade Tributária entre em contacto contigo. Deve ser declarado no Anexo J na tabela 9.2A no Quadro 9.

Como declarar ganhos e perdas de ações estrangeiras

Alguns dias depois de entregar a declaração de IRS, vais receber a nota de liquidação do IRS e vais saber se tens algum valor a pagar ou não. Porque, embora o imposto seja de 28% sobre os ganhos, tens de ter em conta que a declaração de IRS vai ter em conta todos os teus rendimentos. Por exemplo, se foi investido dinheiro num PPR, o valor a pagar vai ser menor.

Se ainda não começaste, para de adiar. Este é o momento certo para começar. As oportunidades estão aí.